Pacientes relatam que sistema está fora do ar desde 6ª feira, mas empresa afirma que ataque foi no domingo (7.mai); empresa já foi vítima de “ransomware” em 2021
Na noite deste domingo (7/04/23), o sistema do Grupo Fleury, rede de laboratórios de diagnósticos médicos, foi alvo de um novo ataque hacker. A empresa firma que desde o momento inicial das indisponibilidades, acionou os protocolos de segurança para conter os impactos nas operações.
“Estamos gradualmente normalizando nossas operações de forma controlada, com os devidos testes de segurança sendo executados, priorizando a integração automática de sistemas em hospitais em nossos ambientes, que vem ocorrendo de forma gradativa. As Unidades seguem atendendo nossos clientes com sistemas já restabelecidos”, afirma a empresa em fato relevante enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
A empresa informa que as atualizações são frequentes e adota tecnologias disponíveis para manter um adequado nível de proteção ao seu ambiente tecnológico, tendo inclusive investido substancialmente nos últimos três anos em sua estrutura de tecnologia, de forma a prevenir e proteger a segurança da informação, o que foi essencial para minimizar os efeitos de tal ataque em suas operações.
“Além disso, a companhia continua a investigação e avaliação das circunstâncias do ataque e apuração da extensão do incidente, enquanto trabalha diligentemente para tomar todas as medidas necessárias para limitar os danos causados e restabelecer o pleno funcionamento do ambiente de tecnologia”, afirma.
Em 2021, o grupo já havia sido alvo de um ataque de “ransomware”— sequestro de dados pessoais que exige recompensa — reivindicado pelo grupo hacker russo REvil.
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Fonte: Infomoney