Buscar
  • KSecurity

Vazamento em massa expõe dados de quase todos os brasileiros, alerta empresa

Após ataque digital, 220 milhões de brasileiros estão com seus dados disponíveis na darkweb

Foto: Divulgação


Segundo o dfndr lab, laboratório de cibersegurança da PSafe, houve um provável vazamento de dados de mais de 220 milhões de pessoas.


Além de dados como nome completo, data de nascimento e CPF de potencialmente quase todos brasileiros, incluindo até mesmo grandes autoridades do país, informações sobre mais de 104 milhões de veículos, contendo número de chassi, placa do veículo, município, cor, marca, modelo, ano de fabricação, cilindradas e até mesmo o tipo de combustível utilizado também constam nesta gigante lista disponível na darkweb.


Cerca de 40 milhões de empresas, contendo CNPJ, razão social, nome fantasia e data de fundação. Em comunicado, a PSafe não informou o nome da empresa responsável pelo banco de dados vazado e segundo Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, dados deste tipo podem ser obtidos por cibercriminosos para golpes de phishing – no qual um hacker lhe convence a credenciar suas informações em alguma página falsa, por exemplo.


“O mais comum é que os dados sejam utilizados para golpes de phishing, uma vez que o cibercriminoso tenha o CPF e outros dados reais da pessoa, seria fácil se passar por um serviço legítimo e utilizar engenharia social para obter dados mais críticos da vítima, que poderiam ser utilizados para pedir empréstimos, senha de banco e contratações de serviços, por exemplo”, alerta Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.


Segundo a PSafe, ainda não se sabe como as informações foram vazadas. A empresa não informou se trata-se de uma falha de segurança, tentativa de invasão ou acesso facilitado. Recentemente, problemas similares acometeram o Detran e o Spotify.


A Ksecurity possui uma equipe técnica especializada em segurança digital e está pronta para auxiliar seu negócio a manter seus dados nas conformidades da nova lei LGPD. Converse agora com um de nossos consultores: comercial@ksecurity.com.br


Fonte: TechTudo






8 visualizações0 comentário