KSecurity
Grupo hacker expõe dados internos do Tribunal em dia de eleição e TSE nega ataque
Criminosos divulgam informações e afirmam fragilidade em segurança digital do Estado Brasileiro

Foto: Nelson Jr. / TSE
Segundo o site Olhar Digital, um grupo que se intitula como CyberTeam, vazou uma série de informações internas do tribunal para demonstrar a vulnerabilidade neste domingo (15), dia em que ocorreram as eleições municipais em todo o Brasil.
Durante a semana, o TSE negou ataques de hackers, mas com o vazamento dos dados, o grupo afirma que a exposição não é necessariamente uma mensagem política e sim uma forma de desmentir o tribunal e afirmar que os investimentos em cibersegurança do Estado Brasileiro não estão surtindo os efeitos esperados.

Foto: Divulgação Site Olhar Digital
O grupo CyberTeam afirma que a vulnerabilidade utilizada por eles para invadir os sistemas do TSE permanece aberta, sendo possível ainda acessar o banco de dados do tribunal. Ao Olhar Digital, os autores dizem que perceberam uma mudança de firewall após o primeiro ataque e a afirmação pública de que não houve um ciberataque, mas o acesso aos sistemas permanece possível.
"A segurança do TSE foi comprometida logo após ser anunciado que a segurança tinha sido reforçada devido ao ataque efetuado no STJ e nos outros domínios do Ministério da Justiça. Isso só prova que os gastos milionários do governo, não serviram para p* nenhuma", diz o grupo.
Além do TSE, o ataque também afeta sistemas de outras organizações ligadas a ele, como os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE), que atuam em esferas estaduais.
Na mesma semana em que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) sofreu um ataque de o ransomware que suspendeu temporariamente as atividades do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o grupo CyberTeam afirma não ter envolvimento com o ataque.
Com o número de ataques aumentando e com novas leis voltadas para a proteção de dados, a KSecurity conta com uma equipe especialista em segurança da informação e vai auxiliar seu negócio a manter todos os dados em total segurança.
Converse agora com nossos consultores: comercial@ksecurity.com.br e descubra a melhor solução para sua empresa.
Fonte: Olhar Digital