Estudo aponta vulnerabilidade de segurança em Home Office

Apenas 4 em cada 10 funcionários recebem instruções de segurança digital para Home Office


Segundo um estudo sobre Home Office realizado pela Kaspersky (empresa de segurança tecnológica), apenas 44% dos brasileiros receberam instruções de segurança para trabalharem remotamente com seus notebooks, tablets e smartphones pessoais durante o isolamento social – apesar de mais dados comerciais estarem sendo acessados fora da rede corporativa.


Um dado curioso, aponta que que (58%) mais da metade dos funcionários de SMRs no Brasil, não receberam equipamentos corporativos para o trabalho em casa, ou seja, estão usando seus computadores, celulares ou tablets pessoais para acessar informações confidenciais de sua organização. É um número bem impressionante, pois as organizações não podem negligenciar a segurança corporativa.


Além de terem suas informações confidenciais roubadas por malware, estas corporações podem também ter as informações bloqueadas por ransonware, caso medidas de proteção não sejam tomadas.


“Gostaria que os empresários que liberaram o home office com dispositivos pessoais parassem um minuto para avaliar se seus funcionários contam com alguma solução de segurança de qualidade no equipamento; ou se o funcionário usa senhas fortes tanto no acesso ao dispositivo quanto para conectar-se à rede WiFi doméstica; ou se estes os computadores e celulares dos funcionários estão com os sistema operacional e programas atualizados”, questiona Roberto Rebouças, diretor executivo da Kaspersky no Brasil.


Segundo o executivo, medidas simples de segurança como uma solução de segurança de qualidade, senhas fortes, dupla autenticação e sistemas atualizados podem evitar problemas, como vazamento de dados de clientes, perdas monetárias com fraudes via Internet Banking ou roubo do WhatsApp corporativo.


“Entendemos que a crise exigiu adaptações rápidas das empresas e compreendemos que a prioridade era a manutenção do negócio, porém a segurança não pode ser adiantada para sempre. Já estamos há 3 meses nesta situação e, para aquelas empresas que pensam em manter o home office por todo este ano, não se pode ignorar os riscos digitais. Só para ter uma ideia, de fevereiro a abril, identificamos crescimento de 330% nos ciberataques usando ferramentas de acesso remoto“, conclui o executivo.


Como proteger os funcionários em home office

  • Garanta que os dispositivos pessoais dos funcionários estejam protegidos com uma solução de segurança

  • Garanta que os sistemas operacionais do dispositivo, bem como programas e aplicativos, estejam com a versão mais recente.

  • Ative a proteção por senha em todos os dispositivos, incluindo celulares e redes sem fio. Caso o roteador use uma senha de fábrica, deve ser alterada para uma pessoal e única. Um gerenciador de senhas de uma solução de segurança pode ajudar criar e gerenciar senhas fortes.

  • As redes domésticas devem ser criptografadas, de preferência com padrão WPA2. Isso pode ser feito nas configurações do roteador.

  • O uso de uma VPN deve ser obrigatório para o funcionário conectado a uma rede wifi desconhecida.

  • Tenha uma solução de segurança que crie cópias de segurança (backups) de todos os dados corporativos – isso ajudará a restaurá-los caso haja uma infecção por ransomware.

  • Crie uma lista de serviços online confiáveis e envie para os funcionários para que saibam quais aplicações podem ser usadas para armazenar e transferir dados corporativos.

  • Realize treinamento de conscientização básica de segurança para todos os funcionários.

  • Por fim, mas não menos importante, informe os funcionários sobre quem devem contatar caso enfrentem algum problema de segurança.

Fonte: Kaspersky


Nossa equipe de especialistas estão prontos para lhe auxiliar na escolha da melhor solução para a segurança dos seus dados, garantindo assim melhor gerenciamento de equipe e proteção dos seus dados. Converse com um de nossos consultores: comercial@ksecurity.com.br

0 visualização
  • Twitter Ksecurity
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon

© 2019 by KSecurity - Todos os Direitos Reservados

FALE COM A K