Canon sofre ataque de ransomware

Vários serviços foram afetados, incluindo o e-mail da Canon e Microsoft Teams

Foto: Reprodução Internet


Em um alerta interno enviado aos colaboradores, a Canon divulgou que o ataque de ransomware paralisou alguns sistemas e que está trabalhando para a solução do ataque.


Suspeita-se que o site image.canon tenha sofrido um vazamento de fotos e vídeos armazenados na nuvem. No dia 30 de Julho o site sofreu uma interrupção e ficou ao longo de seis dias com status de atualização, voltando ao ar apenas no dia 04 de Agosto.


Aviso de interrupção de Image.canon | Fonte: BleepingComputer


Não foi só o site image.canon que ficou fora do ar, outros domínios como o site da Canon USA exibia erros ou página não encontrada.

O site da Canon EUA está fora do ar | Fonte: BleepingComputer


O site BleepingComputer, obteve uma captura de tela parcial de uma suposta nota de resgate da Canon, o que pode-se identificar como sendo do ransomware Maze.

Partial Maze ransomware note | Fonte: BleepingComputer


Ainda segundo o BleepingComputer, após entrarem em contato com os operadores de ransomware, o Mazer informou que seu ataque roubou 10TB de dados de bancos de dados privados, como parte ao ataque à Canon. No entanto eles se recusaram a informa mais detalhes como o valor de resgate, provas de dados roubados e a quantidade de dispositivos criptografados.


Para quem não conhece, Maze é um ramsomware operado por humanos e é voltado para empresas e se espalha pela rede até obter acesso a uma conta de administrador e ao controle de domínio do Winsows do sistema.


No passado, Maze assumiu a responsabilidade por outros ataques importantes como LG, Xerox entre outros.


Em comunicado ao site BleepingComputer, a Canon afirma que está investigando a situação e não informou mais detalhes.


Nós da Ksecurity, temos um time de especialistas em segurança da informação e estamos prontos para deixar seus dados e seus negócios em segurança. Fale agora com um de nossos consultores: comercial@ksecurity.com.br


Fonte: BleepingComputer

15 visualizações
  • Twitter Ksecurity
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon

© 2019 by KSecurity - Todos os Direitos Reservados

FALE COM A K