Definindo SD-WAN



O SD-WAN, ou Rede de Área Ampla Definida por Software, é uma técnica para usar o software para tornar as redes de área ampla mais inteligentes e flexíveis. Geralmente começa com a conexão de sites diretamente à Internet através de links de banda larga de commodities, em vez de enviar todo o tráfego de volta a um escritório regional por meio de linhas privadas (que geralmente são baseadas em tecnologias mais antigas e caras conhecidas como MPLS). As configurações e políticas de acesso são gerenciadas centralmente e facilmente aplicadas em todos os sites, eliminando a necessidade de administrar manualmente cada dispositivo WAN individualmente.

Por que o SD-WAN é importante?

A transformação digital, o uso de aplicativos e tecnologias modernos baseados em nuvem para capacitar novas formas de fazer negócios, está gerando mudanças em todos os setores. O primeiro passo para muitas organizações é garantir que sua força de trabalho cada vez mais distribuída tenha acesso seguro, rápido e sempre disponível em todos os locais apropriados.

Infelizmente, as formas tradicionais de conectar lojas amplamente dispersas, filiais e escritórios remotos muitas vezes não estão à altura do desafio. As antigas redes hub-and-spoke construídas em links privados podem rapidamente ceder à pressão do Office 365, treinamento em vídeo e teleconferência, apenas para citar alguns exemplos. Em tais ambientes, a TI enfrenta um grande desafio: como otimizar o desempenho da rede sem ficar preso em uma rotina interminável de jogar dinheiro no problema, atualizando o hardware e reconfigurando a rede repetidamente.

Hoje, as organizações precisam de soluções de TI ágeis, flexíveis e econômicas se quiserem competir de forma eficaz. Eles precisam de soluções fáceis de implementar, escaláveis e que atendam às necessidades das empresas em crescimento. Além disso, em um mundo em que o tempo de inatividade pode afetar tanto a reputação quanto os resultados, eles precisam estar confiantes de que as soluções de rede que escolhem estão sempre ativadas.

Uma SD-WAN resolve esses problemas e muito mais, especialmente com novas abordagens que também trazem escala e segurança empresariais. É por isso que está se tornando uma das soluções de rede mais populares disponíveis atualmente.

A diferença entre WAN e SD-WAN

Há apenas alguns anos, as organizações que buscavam aprimorar seus ambientes de WAN existentes precisavam investir pesadamente em links de rede especiais, equipamentos de rede e experiência na configuração de tudo. Então, eles costumavam passar dias e até semanas configurando o equipamento para funcionar corretamente em sua rede.

O SD-WAN funciona de maneira diferente. Ele permite que as organizações usem conexões de provedor de serviços de Internet (ISP) baratas disponíveis em cada local, em vez de exigir linhas específicas e caras, como linhas MPLS obtidas de provedores de telecomunicações. Muitas soluções SD-WAN mesclam e combinam diferentes tecnologias de conexão e ISPs de maneira inteligente, aumentando o desempenho geral da rede em cada site. A configuração de todos os locais é feita centralmente, eliminando a necessidade de editar manualmente os arquivos de configuração em cada dispositivo. Os administradores têm visibilidade total em toda a rede, não apenas um olhar “mágico” em roteadores WAN individuais, para que eles possam entender o que está acontecendo e responder mais rapidamente a incidentes e possíveis problemas.

Os benefícios do SD-WAN

Muitas empresas ou agências governamentais procuram a SD-WAN para reduzir ou eliminar sua dependência de linhas MPLS lentas e caras (saiba mais sobre SD-WAN x MPLS). No entanto, isso é apenas o começo do que o SD-WAN pode fazer pelas organizações:

Custos de conectividade mais baixos - A SD-WAN pode reduzir as despesas operacionais contínuas trocando de linhas caras de MPLS para banda larga de commodity, como fibra, cabo, DSL ou até mesmo tecnologias móveis.

Maior desempenho para aplicativos na nuvem - Com o SD-WAN, novas linhas podem ser adicionadas rápida e facilmente a sites que precisam de mais capacidade. E, conectando sites diretamente à Internet, o SD-WAN reduz os gargalos e atrasos que são comuns em WANs mais antigas.

Resiliência de link's múltiplos - Os ambientes de WAN tradicionais geralmente têm um único link de rede que entra em cada local. Com o SD-WAN, vários links de diferentes ISPs podem ser usados, eliminando um único ponto de falha que poderia derrubar a rede.

Maior Agilidade - Quando você está abrindo novas filiais, tempo é dinheiro. O SD-WAN permite que você configure redes confiáveis e seguras rapidamente, usando os ISPs mais apropriados para cada local.

Uso otimizado de recursos - O SD-WAN permite que você atribua aplicativos-chave de maneira inteligente a diferentes links, incluindo linhas internas e conexões à Internet, atribuindo diferentes garantias de Qualidade de Serviço (QoS) a cada uma delas. Isso permite que você aplique os recursos certos em cada situação para maximizar o desempenho e a produtividade, minimizando os custos.


5 visualizações
  • Twitter Ksecurity
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon

© 2019 by KSecurity - Todos os Direitos Reservados

FALE COM A K