O que deve ter um plano de recuperação de desastres efetivo?



Problemas na eletricidade, hidráulica, ar condicionado, alterações climáticas e ameaças do dia a dia podem danificar a infraestrutura da empresa, destruir dados e impedir que a equipe trabalhe. Contra esses imprevistos, é fundamental para todas as empresas ter um plano de recuperação de desastres. Ele permite que a empresa consiga operar em caso de uma emergência real ou desastre. Para criar um plano de recuperação de desastres que esteja de acordo com a realidade da sua empresa, use os parâmetros a seguir:

Faça um inventário de hardware e software

Liste quais peças fazem parte do seu sistema e os telefones das empresas que forneceu cada material.

Quanto tempo você pode ficar inativo? Isso determinará qual o tipo de solução que você vai precisar para se recuperar de um desastre. Pequenas empresas podem conseguir ficar offline por mais tempo sem atrapalhar os negócios, enquanto grandes empresas podem necessitar a volta da operação em alguns minutos para não arcar com prejuízos.

Identifique as responsabilidades de cada um

O plano de recuperação de desastres deve definir claramente a função de cada profissional de segurança em caso de um imprevisto, seguida de seu telefone e a indicação de um profissional para funcionar como substituto caso o titular esteja em férias ou fora da empresa.

Criar comunicações alternativas

Não raro telefone e e-mail podem ficar comprometidos em desastres. É preciso encontrar uma forma de manter os funcionários atualizados que não passe, necessariamente, por esses dois dispositivos.

Tenha um local para onde os empregados possam ir

Isso significa um escritório para deslocar a equipe e onde ela possa operar até a matriz voltar a funcionar.

Saiba como lidar com informações sensíveis

Nesse local provisório, contudo, os dados sensíveis também devem ser protegidos. Um bom plano de recuperação de desastres também deve ser cuidadoso em relação à segurança da informação.

Teste o seu plano de recuperação de desastres regularmente

Imagine se o hardware de backup falhar, ou a internet se mostrar muito lenta para restaurar os dados da empresa? Ou se funcionários importantes não conseguirem ser localizados a tempo? Todas essas variáveis podem ser identificadas e aperfeiçoadas com testes regulares.

#segurança #hackersProteçãodedadoscorporativos #ngfw #logistica #casb #ataqueDDoSrespostadeincidentes #forcepoint #utm #fortinet #ksecurity #mssp

0 visualização
  • Twitter Ksecurity
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon

© 2019 by KSecurity - Todos os Direitos Reservados

FALE COM A K