Busque mais do que técnica nos profissionais de segurança



Habilidades operacionais são um fator fundamental na hora de definir um time de profissionais de segurança. Contudo, a técnica não é nem de longe a única característica que irá determinar a eficiência de uma equipe de TI.

É preciso que os profissionais de segurança disponham de outras qualidades socio emocionais e tenham sempre bons hábitos em relação à rede. Conheça algumas características essenciais.

Vontade de aprender

A indústria de tecnologia tem como característica principal estar em constante evolução, sendo esmagada por um fluxo de ameaças que só aumentam e se refinam a cada dia que passa. Isso exige que os profissionais de segurança tenham vontade de se manterem atualizados sobre os diversos aspectos que envolvem o seu serviço, além de entenderem a importância do treinamento.

Espírito crítico

Como é impossível dominar todas as vertentes da cibersegurança, sempre haverá um profissional que saberá mais do que o outro em relação a assuntos específicos. Assim, é importante reconhecer as carências de habilidades e não sentir medo de fazer perguntas e questionar tudo aquilo que não se sabe.

Amor à vocação

Amigos e familiares podem achar seu trabalho desinteressante e difícil de entender. Você provavelmente não ganhará um troféu toda vez que conseguir barrar ou neutralizar uma ameaça – mas pode ser lembrado de uma forma negativa se um invasor conseguir burlar seu sistema de segurança. Por esses motivos, a motivação principal para os profissionais de segurança deve ser o amor à vocação – independente do que os outros acham ou deixam de achar.

Venda o seu peixe

Muitos superiores apenas se lembram da importância da segurança quando um imprevisto prejudica a produtividade da empresa – o que é justamente o que você não deve deixar acontecer, sob o risco de não ser lembrado ou reconhecido nunca. É preciso encontrar maneiras criativas de expor a seus superiores o quanto o trabalho da sua equipe contribui para o sucesso do negócio.

Empatia na hora de se comunicar

Sim, segurança é um assunto técnico e que não é dominado pelas diversas áreas da empresa. Na hora de você defender processos ou políticas que melhorem a proteção do negócio, você deve fazê-lo de uma forma que seja facilmente compreendida por pessoas de todos os níveis de conhecimento técnico.

Seja ousado

É melhor falhar em um teste de operação de segurança do que em uma situação de ataque real. Os profissionais de segurança devem ser ousados para buscar alternativas e soluções em todos os casos, não tendo medo de falhar.

Saiba dizer não

É inteiramente possível que mesmo você sendo empático para falar, as pessoas da empresa vão querer lançar mão de atitudes perigosas para o sistema. Saiba dizer “não” nesses momentos.

O desejo de ajudar as pessoas

É preciso ter claro que a função dos profissionais de segurança tem uma característica social importante: ela ajuda a educar as pessoas sobre o uso da rede e ajuda a deixar a internet mais segura para todos.

Se o desenvolvimento ou a otimização de estratégias de segurança faz parte das metas da sua empresa para os próximos meses, entre em contato conosco e converse com um técnico certificado!

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