Reduza os riscos oferecidos por seus funcionários



Sabe qual é um dos maiores fatores de risco para a segurança da informação dentro da sua empresa? Sim, os seus funcionários! Estima-se hoje que 60% dos casos envolvendo a violação de dados corporativos estejam diretamente ligados às ações de empregados e prestadores de serviços contratados. Em boa parte dos casos, a violação de dados não era intencional, muito embora as consequências para a empresa, e para o próprio empregado, fossem graves.

A negligência, a falta de políticas claras de segurança e a ausência de treinamentos são os principais motivos que levam à violação ou mesmo o vazamento de informações e dados importantes para as empresas. Para se ter uma ideia, boa parte dos colaboradores desconhece práticas que podem representar riscos, como o uso do wi-fi público, por exemplo, ou o armazenamento de dados relevantes em diretórios pessoais.

Também existem os casos de má fé dos empregados, que usam de suas posições profissionais privilegiadas para acessar dados e transmiti-los a terceiros.

Para combater esse tipo de problema, além de treinamentos constantes, a empresa deve contar com um sistema de auditoria para avaliar os funcionários que lidam com informações relevantes.

Hackers

Por mais que muitas empresas invistam pesado em segurança, além dos sistemas, é preciso orientar e treinar colaboradores. Boa parte dos hackers já percebeu a tendência de funcionários acessarem informações de empresas em ambientes menos seguros, como computadores pessoais e dispositivos móveis, por exemplo. Por isso, a ação desses criminosos hoje está focada mais nas pessoas que atuam na empresa, do que no sistema da empresa em si.

Senhas

As senhas são outro ponto sensível quando tratamos da gestão de segurança da informação e funcionários. É muito comum encontrar empregados que não possuem instrução ou orientação adequada para a criação de senhas. O ideal é usar senhas que contenham pelos menos oito caracteres, letras maiúsculas e minúsculas, não possuam informações pessoais, números de telefone, palavras ou padrões de números. As senhas também devem ser mudadas com frequência para auxiliar na segurança.

Dispositivos móveis

O uso de dispositivos móveis permite que funcionários tenham acesso a dados corporativos de qualquer lugar. Porém, é preciso que haja uma certa consciência de algumas práticas arriscadas que podem comprometer os dados da empresa.

O uso de Wi-Fi gratuito e não seguro, páginas de login falsas para sites populares, e-mail phishing são apenas alguns dos exemplos de práticas que podem facilitar o acesso aos dados e informações por terceiros. Hoje, a maioria dos funcionários que utiliza dispositivos móveis não possui qualquer dispositivo de segurança ao utilizar suas configurações padrão.

Criar treinamentos e promover a conscientização em segurança da informação é um desafio que deve ser encarado com seriedade por qualquer empresa. Afinal, o prejuízo por esse tipo de negligência pode custar bem alto.

#segurança #hackersProteçãodedadoscorporativos #ngfw #logistica #casb #ataqueDDoSrespostadeincidentes #forcepoint #utm #fortinet #ksecurity #mssp

2 views
  • Twitter Ksecurity
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon

© 2019 by KSecurity - Todos os Direitos Reservados

FALE COM A K