Previna os ataques de spear phishing em sua empresa



Independentemente de ferramentas e políticas eficientes de segurança da informação, existe uma regra que prevalece dentro e fora das empresas: “na sua caixa de e-mails só entra quem você autoriza”. Por se tratar de um ambiente particular, a segurança e o monitoramento encontram diversos entraves nesse espaço, o que acaba abrindo brechas para determinadas fragilidades. É com base nessa vulnerabilidade que os spear phishing estão agindo.

Spear phishing é uma espécie de e-mail golpe, direcionado para a vítima com o único objetivo obter o acesso não autorizado de dados considerados sigilosos. São ataques focados que visam atingir, na maioria das vezes, um grupo ou uma organização específica, tendo como porta de entrada o e-mail dos seus usuários.

Com o spear phishing o objetivo dos hackers é roubar dados relacionados à propriedade intelectual, informações financeiras, segredos comerciais e militares, entre outros considerados confidenciais. Para saber como funcionam esses ataques e quais medidas podem ser mais efetivas na hora de proteger sua empresa, continue acompanhando nosso post!

Como funciona o spear sphishing

Um e-mail é recebido de uma fonte aparentemente confiável, no entanto, acaba conduzindo o usuário a um site falso com diversos malwares. Os títulos em geral são chamativos e capazes de atrair a vítima para o site.

A intenção dos criminosos em geral não é apenas hackear os dados, mas também vendê-los a outras empresas, criminosos e até ao governo.

Segundo uma matéria realizada pela Infosecurity, em 84% os ataques acabaram burlando os tradicionais sistemas de segurança e os prejuízos financeiros chegam a somar US$ 1,6 milhões.

Como prevenir

Como a própria Infosecurity anuncia, sistemas tradicionais de segurança muitas vezes ao são capazes de identificar e conter os ataques de spear phishing, porém nem tudo está perdido.

Soluções como MSS (Managed Security Services) promovem o monitoramento por 24 horas o ambiente de TI, da mesma forma, o DLP (Data Loss Prevention ) protege dados e monitora usuários. Com essas duas ferramentas, uma pequena barreira já pode ser identificada.

Além disso, o que acaba sendo um grande diferencial para barrar os ataques é o treinamento dos usuários. Às vezes uma simples ligação a um superior é capaz de desfazer a farsa e evitar as consequências danosas como fraudes milionárias.

Estabelecer treinamentos em segurança além de promover a consciência de gestores, auxilia os funcionários a compreenderem mais sobre a importância das ações de proteção.

É justamente aí que uma das principais fragilidades dos sistemas se torna um ponto positivo. Afinal, na sua caixa de e-mails só entra quem você autoriza. Quando o usuário sabe quem não deve autorizar ou pelo menos é treinado para desconfiar, a possibilidade do ataque acaba sendo cortada na sua essência.

#segurança #hackersProteçãodedadoscorporativos #ngfw #logistica #casb #ataqueDDoSrespostadeincidentes #forcepoint #utm #fortinet #ksecurity #mssp

1 view
  • Twitter Ksecurity
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon

© 2019 by KSecurity - Todos os Direitos Reservados

FALE COM A K