Melhore suas habilidades de detecção de incidentes



Quando pensamos em uma doença, não é muito mais fácil evitar seus danos à saúde quanto mais cedo o

médico fecha o diagnóstico? Pois o mesmo ocorre com o sistema de segurança da informação nas empresas.

Quanto maiores as habilidades da sua equipe de TI para a detecção de incidentes, menores as probabilidades de danos aos seus dados e, consequentemente, menor o prejuízo.

Empresas que conseguem identificar invasões em seus estágios iniciais se tornam capazes de evitar grandes prejuízos, já que o custo das violações vem aumentando no Brasil e no mundo. Segundo um relatório divulgado em 2017 pelo Instituto Ponemon, somente no Brasil, a despesa com a violação de dados subiu de R$ 157 para R$ 175, em dois anos.

A cada ano os ataques estão mais sofisticados e inteligentes e as empresas devem estar munidas de boas estratégias para prevenir as violações. Para isso é fundamental que os profissionais de tecnologia aumentem seu tempo de respostas aos incidentes, reduzindo assim os vetores de ataque.

Para saber como melhorar as habilidades de sua equipe para detectar incidentes, continue acompanhando o post que elaboramos para você!

Organize as funções da sua equipe de segurança

Muitas vezes a detecção de incidentes não é feita em seus estágios iniciais, pois os profissionais de TI estão tomando conta de outras atividades relacionadas à empresa. Quem quer ter um sistema de segurança eficiente, precisa contar com uma equipe especializada para isso. Além de ter uma equipe focada em proteger o sistema da empresa, é necessário que o time conte com procedimentos para evitar ao máximos as falhas.

Terceirizar parte da segurança da informação para uma empresa especializada pode auxiliar na criação desses procedimentos, conferindo maior grau de maturidade ao time.

Monitore sempre

Algumas ferramentas mais modernas, como as plataformas de nuvem por exemplo, vem reduzindo a visibilidade da rede, o que pode favorecer a ação de hackers. Para evitar isso, é fundamental realizar o monitoramento de forma constante e cuidadosa. O objetivo do monitoramento é sempre identificar irregularidades tais como aplicações desatualizadas e problemas de configuração que facilitam os ataques.

A gestão de patches é outro ponto a ser considerado, para que se tenha não apenas uma avaliação de riscos, mas também de custos.

Conte com boas ferramentas

Além de uma equipe bem treinada para monitorar o sistema, o ideal é contar com boas ferramentas que facilitem a detecção, a prevenção e a resposta no menor tempo possível. Ferramentas como o Endpoint protection e o Next generation firewall são apenas alguns exemplos que podem beneficiar a ação da sua equipe.

Com o custo crescente da violação de dados e a ação cada vez mais audaciosa dos criminosos, vale a pena investir na gestão de segurança da informação que beneficiem a detecção de incidentes o mais cedo possível. Além de evitar enormes prejuízos, dados importantes são preservados e o futuro do negócio fica longe de maiores riscos.

#segurança #hackersProteçãodedadoscorporativos #ngfw #logistica #casb #ataqueDDoSrespostadeincidentes #forcepoint #utm #fortinet #ksecurity #mssp

1 visualização
  • Twitter Ksecurity
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon

© 2019 by KSecurity - Todos os Direitos Reservados

FALE COM A K