Segurança mobile: não deixe de aproveitar a mobilidade



Certamente a sua empresa já faz parte dessa era da super mobilidade, onde os dispositivos móveis proporcionam todas as ferramentas e a tecnologia necessária para que os seus colaboradores atuem de forma remota. No entanto, mesmo com toda conveniência e flexibilidade que esses dispositivos proporcionam, é um fato que a tecnologia mobile também oferece altos riscos para a segurança de dados da sua empresa.

O uso de determinados aplicativos e o wi-fi aberto sem qualquer tipo de segurança acabam deixando diversos dados vulneráveis para a ação dos hackers ou mesmo de terceiros. Para aproveitar o melhor da mobilidade, é fundamental investir em segurança mobile e para ajudar sua empresa a se tornar mais segura, sem abrir mão da flexibilidade, elaboramos algumas dicas que podem ajudá-lo nessa empreitada.

Empodere seus funcionários

Os colaboradores de uma empresa podem se transformar em verdadeiros “firewall humanos” se forem capacitados para detectar precocemente qualquer tentativa de invasão do sistema. Em geral, mesmo com dispositivos móveis, funcionários são bombardeados com alertas automáticos que são acionados por atividades de alto risco ou suspeitas. Por meio da capacitação ou do treinamento é possível fazer com que os funcionários identifiquem essas ameaças a tempo e, com medidas simples, como a mudança de login e senha, evitem invasões.

Monitore constantemente seu sistema

Para empresas que querem priorizar a segurança mobile é importante adotar um sistema tanto de detecção de intrusos como de ameaças de endpoints. Como já explicamos aqui, os dispositivos móveis também fazem o papel de endpoints e por isso é necessário monitorar eventuais comportamentos estranhos que podem ser um indício de novas invasões.

Tenha um plano de contingência para a perda de dispositivos móveis

Outro cuidado que uma empresa deve ter para aproveitar o melhor da tecnologia mobile é um plano de contingência para dispositivos que forem roubados ou perdidos. Existem diversas formas de se fazer um plano de contingência, no entanto, duas práticas são bastante recomendadas. A primeira delas é a criptografia de dados que permite que apenas usuários autenticados tenham acesso à determinado tipo de informação.

Outra prática que pode ser utilizada de forma alternativa, ou em adição à criptografia, é um dispositivo de limpeza remota de software, capaz de apagar todos os dados assim que o dispositivo móvel for conectado à internet. Lembre-se que sempre é melhor garantir a perda de ativos do que o comprometimento de seus dados.

Conte com um bom sistema de autenticação multifatorial

Boa parte dos seus funcionários acessa o sistema da empresa através de dispositivos móveis. Isso significa que um bom sistema de autenticação multifatorial deve ser considerado pela sua empresa para que apenas os usuários autorizados tenham acesso às informações corretas. Esse tipo de autenticação faz com que o usuário precise validar sua autenticação por meio de outro dispositivo como um telefone, por exemplo, ou informações secretas.

Assim como os computadores, os dispositivos mobile precisam de soluções apropriadas de segurança, que vão além do anti vírus. Para evitar problemas como perda ou roubo de dados é imprescindível investir em segurança mobile.

#segurança #hackersProteçãodedadoscorporativos #ngfw #logistica #casb #ataqueDDoSrespostadeincidentes #forcepoint #utm #fortinet #ksecurity #mssp

0 visualização
  • Twitter Ksecurity
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon

© 2019 by KSecurity - Todos os Direitos Reservados

FALE COM A K