O que devem ter os MSSP's de hoje?



A segurança da informação e o combate aos cibercrimes atingiu um alto nível de complexidade nos dias de hoje. Por isso, para que as empresas promovam uma gestão de segurança da informação efetiva, é preciso adotar um novo modelo, onde se diferenciam quais são os dados críticos que merecem especial atenção e quem será responsável por eles.

Além disso, é preciso saber identificar as ameaças e desenvolver um novo olhar sobre o risco corporativo associado à perda potencial de dados.

Um importante passo em busca dessa efetividade é a contratação de serviços de MSS, ou Managed Security Service. Através desse tipo de serviço, a rede da empresa passa a ser monitorada 24 horas, permitindo que ataques mais sofisticados sejam combatidos, além de dar maior efetividade de resposta a potenciais ameaças. Esse tipo de serviço serve como um adicional para impedir que, não apenas falhas na rede, mas também a vulnerabilidade do sistema comprometa os dados.

Monitoramento eficaz

A todo momento, hackers não estão apenas buscando ferramentas novas e mais potentes para a invasão, eles estão principalmente estudando as chamadas redes ou sistemas considerados como “alvo”, para justamente identificar os pontos de vulnerabilidade e iniciar as ações de invasão. Por isso, o monitoramento é uma das formas mais eficazes de combater o cibercrime, pois permite que a empresa atue de forma estratégica, aplicando os recursos corretos no momento adequado, mantendo assim, todos os seus ativos a salvo.

Com o monitoramento é possível identificar qualquer comportamento anômalo na rede e já verificar quais são as ferramentas que podem impedir o avanço ou a invasão do componente estranho.

Resposta rápida aos incidentes

Hoje todo departamento de TI lida com um alto volume de alertas de segurança, o que acaba prejudicando as demandas relacionadas à segurança da informação para empresas, já que é impossível responder de forma eficaz à todos esses alertas e consequentemente aos incidentes. O serviço de MSS também deve considerar esse aspecto, atuando como um verdadeiro auxiliar da equipe e, dessa maneira, respondendo de forma mais eficaz aos eventuais incidentes.

Inteligência

Uma das características fundamentais dos serviços de MSS é a inteligência cibernética para que as respostas aos incidentes sejam rápidas e eficientes. Um serviço de MSS precisa mapear quais são os KPIs fundamentais que devem ser monitorados considerando a atenção que precisa ser dada a segurança. Sem isso, dificilmente os dados mais relevantes ficam a salvo.

Boa integração com a equipe de TI

O serviço de MSS é um braço da equipe de TI e simultaneamente realiza um trabalho de consultoria, já que esse tipo de serviço também direciona as demandas da equipe de TI visando a prioridade na segurança. Para que um serviço de MSS seja eficiente e traga bons resultados é fundamental que haja uma boa integração com a equipe de TI.

Lembre-se que vale mais investir em inteligência na gestão de segurança da informação do que ferramentas, quando se trata de cibercrime. Para manter os dados da sua empresa a salvo, não abra mão de recursos que priorizem a segurança eficaz e não o excesso de ferramentas.

#segurança #hackersProteçãodedadoscorporativos #ngfw #logistica #casb #ataqueDDoSrespostadeincidentes #forcepoint #utm #fortinet #ksecurity #mssp

1 view
  • Twitter Ksecurity
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon

© 2019 by KSecurity - Todos os Direitos Reservados

FALE COM A K