Inclua gestão de incidentes de segurança da informação na estratégia



O fim do ano está chegando e com ele começam a se formar as principais estratégias para o próximo ano, incluindo a estratégia de segurança, que pode ganhar novos controles e políticas de proteção para evitar perdas relacionadas aos ataques cibernéticos. Porém, só a prevenção e o monitoramento não bastam, é preciso inserir a gestão de incidentes de segurança da informação em sua estratégia de proteção.

De acordo com dados da pesquisa Cost of Data Breach, do Instituto Ponemon, o custo dos ataques cibernéticos no Brasil passou de R$ 3,96 milhões para R$ 4,31 milhões em um ano. O estudo estima que o custo médio por perda ou roubo de dados seja de R$ 225. Com ataques cada vez mais sofisticados, como o de ameaças persistentes avançadas, esperar que apenas soluções de prevenção evitem essas perdas, pode ser um grande erro.

Além de contar com controles de segurança para barrar os malwares, é sempre preciso esperar que as ameaças de alguma maneira conseguirão contornar todas as camadas de segurança. Por isso, é importante contar com soluções de monitoramento e, principalmente, uma estratégia de gestão de incidentes de segurança da informação para mitigar riscos e perdas.

Existe uma série de conteúdos disponíveis sobre a melhor maneira de lidar com os incidentes de segurança de maneira efetiva. Conheça algumas formas de reduzir perdas financeiras e danos à reputação do seu negócio com uma gestão de incidentes de segurança da informação efetiva:

Avalie as consequências totais do ataque

Entender aspectos técnicos de um malware que ataca a empresa não é suficiente para começar a lidar com um ataque cibernético: é preciso identificar todos os riscos oferecidos pelo malware em toda a organização. Por isso, um modelo de gestão de incidentes de segurança da informação precisa incluir a pergunta “Quem está envolvido no processo de reorganizar as consequências completas de um incidente?”

Muitas vezes, um incidente de segurança causa uma reação em cadeia de falhas e, nem sempre, o maior dano está diretamente ligado ao ataque inicial. Por exemplo, um sistema de TI menos importante pode ter sido afetado, mas um plano de continuidade do negócio pouco efetivo pode acabar levando a longos períodos de downtime porque sistemas essenciais precisam ser desligados para recuperar o sistema que havia sido afetado, podendo levar à perda de oportunidades de negócio.

Analise, contenha, bloqueie e recupere

Todas as empresas devem contar com processos formalmente definidos para lidar com incidentes de segurança da informação. Todos envolvem a alocação de pessoas em cargos e responsabilidades específicas durante os incidentes, e a definição de processos para analisar e conter os danos, bloqueá-los e dar início a métodos de recuperação o mais rápido possível.

Esses processos precisam estar claros para toda a empresa e devem ser testados frequentemente. Essa pode ser uma tarefa árdua para os profissionais de segurança, mas os testes nem sempre precisam envolver todo o pessoal e todos os recursos da empresa. Pequenas simulações podem ajudar a verificar a efetividade dos processos de gestão de incidentes de segurança da informação de maneira contínua.

Mantenha a comunicação por perto

Os responsáveis pela gestão de incidentes de segurança da informação precisam manter uma boa relação com o departamento de comunicação interna. Isso ajudará a garantir que os incidentes sejam traduzidos de uma linguagem técnica para uma linguagem “comum” para informar todos os afetados por um possível ataque – incluindo clientes e outros membros do público.

Prepare-se para o próximo ataque

A gestão de incidentes de segurança da informação também envolve a preparação para o próximo ataque. Os responsáveis por lidar com incidentes devem cuidar para que as informações coletadas durante o ataque se tornem informações confiáveis de segurança da informação.

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