Como um software de SIEM reforça suas políticas de segurança da informação



Os funcionários de uma empresa são considerados pelos especialistas e pelas estatísticas como uma porta de entrada para boa parte dos ciberataques. Ignorar a necessidade de treinamentos ou mesmo a adoção de medidas de segurança contra ações que colocam a empresa em risco é o mesmo que ignorar uma bomba relógio que, cedo ou tarde, irá explodir.

Além da conscientização sobre segurança da informação, algumas ferramentas como os softwares de SIEM (Security Information and Event Management) vêm mostrando bons resultados no ambiente corporativo. O SIEM possibilita o gerenciamento e a correlação de eventos de segurança utilizada para monitorar os usuários em busca de ações maliciosas.

Esse tipo de solução permite que os administradores de segurança da informação identifiquem comportamentos de usuários negligentes e tomem as medidas a tempo para evitar os danos de uma potencial invasão ou mesmo uma ameaça.

Para saber como funcionam os softwares de SIEM e de que maneira eles podem complementar a política de segurança da informação da sua empresa, tornando seus dados mais seguros, confira o post!

O SIEM e a proteção de dados em tempo real

Ao implementar um software de SIEM, os administradores de segurança possuem a oportunidade de registrar, de forma persistente, a ação de cada usuário contra a política de segurança da informação estabelecida internamente. A principal vantagem dessa solução é o monitoramento em tempo real, que permite a adoção de medidas eficazes em termos de proteção de dados.

Qualquer administrador, dentro de um software de SIEM é capaz de consolidar eventos de log e o fluxo de redes, monitorando e normalizando a proteção dos dados em seu estado bruto, bem como, identificando informações reais sobre potenciais violações. Caso seja identificado qualquer ameaça ou ação danosa, o administrador de segurança pode analisar e investigar exaustivamente o usuário negligente, além de tomar medidas para remediar a tempo, evitando que ataques, e até a violação de dados propriamente, cause danos irreversíveis aos ativos digitais da empresa.

Nem sempre introduzir um conjunto de regras e uma política de segurança da informação traz consequências eficazes na proteção de dados. Por isso, a adoção de uma solução SIEM pode ser a peça chave na hora de garantir a real blindagem dos dados e informações do seu negócio.

Bloqueio de telas e controle de log

Além de possibilitar que os usuários sejam monitorados enquanto atuam no sistema, os software de SIEM permitem que omissões negligentes também acabem prejudicando a proteção dos dados. É o caso, por exemplo, do desbloqueio de telas.

É muito comum em empresas que funcionários saiam para almoçar ou mesmo tomar um café e deixem seus computadores ligados, apenas com as telas bloqueadas. Essa ação tão simples pode tanto facilitar o roubo de dados por pessoas indevidas dentro da própria empresa, como pode facilitar que a ação de um vírus se propague.

Com um software SIEM é possível identificar telas desbloqueadas e reunir os logs de controle de acesso, facilitando a investigação e a identificação de infratores, caso haja o roubo de dados por exemplo.

O perigo dos IPs maliciosos

É muito comum que funcionários acabem caindo em alguma ação maliciosa de e-mail phishing ou clicando sem querer em algum link que possibilita a entrada de um malware no sistema. Há também os casos de funcionários que visitam sites inseguros diariamente e sem ter a intenção acabam trazendo riscos para a empresa.

Com um software de SIEM é possível armazenar uma lista de endereços de IP maliciosos, incluindo malwares, fontes de spam, proxies anônimos, entre outros. Desta forma, o sistema identifica de forma automática ações consideradas perigosas e bloqueia a ação do usuário a tempo.

Os treinamentos e a conscientização sobre a segurança da informação junto aos funcionários é um passo importante, mas requer tempo para que se torne efetivo e, ainda sim, é sujeito a falhas. O software de SIEM serve para minimizar o fator humano, trazendo mais segurança aos dados e fechando a porta a tempo para que ataques não comprometam os ativos digitais de um negócio.

#segurança #hackersProteçãodedadoscorporativos #ngfw #logistica #casb #ataqueDDoSrespostadeincidentes #forcepoint #utm #fortinet #ksecurity #mssp

11 visualizações
  • Twitter Ksecurity
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon

© 2019 by KSecurity - Todos os Direitos Reservados

FALE COM A K