Segurança da informação: o que você ganha sendo proativo



Um número cada vez maior de empresas brasileiras se preocupa com a segurança da informação para proteger seus ativos e garantir a continuidade do negócio, no entanto, a abordagem ainda é reativa. Ou seja: a maioria se preocupa com sua capacidade de identificar um ataque e responder a um incidente rapidamente, mas a prevenção fica de lado.

Uma estratégia que conte apenas com soluções de prevenção logicamente está longe de ser o ideal, mas é preciso ter em mente que a prevenção ainda é essencial para reduzir custos em segurança. Portanto, é preciso manter uma estratégia equilibrada entre prevenção e sistemas de detecção e resposta.

Uma pesquisa recente da Juniper Research prevê que o custo das violações de dados chegará a US$ 2,1 trilhões globalmente em 2019 – quase quatro vezes mais que o custo estimado para o último ano. Mas o que as empresas estão fazendo para proteger seus dados? Infelizmente, a maioria se preocupa com a segurança da informação apenas quando um incidente ocorre.

As empresas estão falhando até em seguir boas práticas básicas de segurança da informação. De acordo com um relatório da Trustwave divulgado este ano, 20% das empresas não aplicam nenhum teste de segurança.

Em geral, os maiores obstáculos a uma estratégia de segurança eficiente é a falta de budget e de recursos, porém, a maior razão por que as empresas não estão conseguindo cumprir com boas práticas básicas de segurança da informação é a falta de capacidade de adotar uma abordagem proativa, que não dependa apenas da detecção por meio de softwares como firewall e antivírus.

A maioria das empresas começa a reagir aos ataques apenas quando seus dados já estão em risco, o que é um prato cheio para ameaças como ransomware, que começam a atuar assim que invadem a rede.

Veja algumas maneiras de tornar sua abordagem de segurança da informação mais proativa e conheça os principais benefícios de não depender apenas da sua estratégia de detecção:

Faça testes de segurança

Os testes de segurança são uma das primeiras linhas de defesa contra os hackers. Em vez de esperar que os cibercriminosos explorem suas fraquezas, é mais vantajoso conhecê-las e mitigá-las antes que seja tarde.

Não adianta manter testes de penetração e análises de vulnerabilidades uma vez por ano ou uma vez a cada três meses, é preciso executá-los sempre que alguma mudança ou algum elemento é adicionado à rede ou às aplicações. Se ainda assim achar que precisa determinar uma frequência, o mais recomendável é desempenhar testes todo mês para garantir que qualquer mudança feita no seu ambiente esteja coberta.

Conte com uma equipe de segurança afiada

Independentemente de contar com profissionais de segurança internos ou com uma empresa parceira, é importante ter o suporte de uma equipe capaz de desempenhar os testes de segurança e executar uma estratégia de segurança da informação proativa.

Contar com essa expertise dentro da empresa pode ser difícil e, muitas vezes, custoso. Porém, líderes de negócio podem contar com o auxílio de empresas parceiras de consultoria em segurança para orientá-los em decisões de alto risco envolvendo a proteção de ativos.

Cultura de segurança

Contar com uma cultura de segurança significa ter todos – desde todos os níveis de funcionários até o C-Level – engajados em boas práticas de segurança da informação. Isso inclui investir em ações de educação e conscientização e, principalmente, no convencimento da gestão de que os investimentos em segurança são essenciais para garantir a rentabilidade do negócio.

A KSecurity conta com uma consultoria para prover segurança da informação 360º adequada para cada corporação. Conheça nosso serviço de consultoria e saiba como podemos ajudar sua empresa a garantir uma abordagem proativa de segurança da informação.

#segurança #hackersProteçãodedadoscorporativos #ngfw #logistica #casb #ataqueDDoSrespostadeincidentes #forcepoint #utm #fortinet #ksecurity #mssp

0 visualização
  • Twitter Ksecurity
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon

© 2019 by KSecurity - Todos os Direitos Reservados

FALE COM A K