Segurança de redes: os benefícios de prevenir ameaças desde o início



Toda empresa precisa contar com capacidades de remediação de ataques à segurança da rede, porém, quando uma violação ocorre, sua habilidade de mitigar os danos é limitada por sua habilidade de detectar e responder às ameaças. Por isso, a garantir a segurança de redes também requer uma boa dose de prevenção.

A prevenção inclui a capacidade da empresa de diagnosticar potenciais vulnerabilidades e integrar medidas preventivas na infraestrutura de TI, pois medidas reativas, sozinhas, não são suficientes para garantir a proteção dos ativos corporativos. Esse trabalho começa com os engenheiros de rede, que são, de longe, os mais indicados para determinar a saúde da rede e as melhores configurações de segurança de redes para prevenir ataques.

Isso requer que as empresas mudem suas percepções sobre o papel dos engenheiros na segurança de redes.

Entenda a seguir:

A prevenção pode ser a cura de uma série de ameaças

Os engenheiros de rede dificilmente são pautados pela segurança da informação. No entanto, eles são responsáveis pela implementação da rede, e é justamente nesse estado que a as medidas de segurança são mais importantes.

Na maioria das vezes, os engenheiros são pautados apenas pelas funcionalidades da rede, seu desempenho e confiabilidade. Consequentemente, as medidas de segurança acabam sendo implementadas apenas depois que a rede está totalmente instalada – com firewalls ou VPNs, por exemplo.

Não há nenhum outro profissional melhor para garantir que a segurança de redes seja pensada desde o início. Porém, é comum que a percepção de segurança por parte dos engenheiros seja originada apenas por colegas focados especificamente nesse assunto. A maioria dos profissionais de engenharia de redes, portanto, não têm noção do quanto o design e as configurações afetam a segurança de redes.

Educação é essencial para garantir mais prevenção em segurança de redes

Para criar redes tendo a segurança como parte de seu projeto inicial, é preciso começar a educar os engenheiros de rede. Em muitas universidades, por exemplo, as matérias focadas em redes focam apenas em temas como lógica, infraestrutura e arquitetura. A parte de segurança geralmente é passada rapidamente e, na maioria das vezes, é focada em temas como detecção de invasão e firewalls.

Tecnologias de prevenção tradicionais ainda são importantes para a segurança de redes, mas o número crescente de ameaças sofisticadas requer novas abordagens e tecnologias complementares mais modernas. Capacidades simples de rede, como a segmentação, também podem evitar uma série de ameaças.

Como é impossível ficar esperando uma nova geração de engenheiros de braços cruzados, as empresas precisam agir modificando sua estrutura interna. Infelizmente, os cargos e papéis distribuídos na implementação da rede, como design, construção e manutenção, criam uma série de silos, nos quais a segurança sempre é deixada de lado. Isso acaba desencorajando a participação dos engenheiros de rede nas estratégias de segurança da informação.

A segmentação de rede, por exemplo, não é uma ferramenta tradicionalmente de segurança, porém é algo tradicional para a engenharia de redes. Quando usada de maneira apropriada, a segmentação de rede pode impedir que um hacker viole facilmente o departamento de RH de uma fábrica, por exemplo, e chegue até o departamento de desenvolvimento para roubar projetos secretos que causariam prejuízos muito mais graves à empresa.

Comece a se planejar

As empresas não precisam investir na reestruturação de todo o seu ambiente de segurança para garantir mais proteção à rede. Muitas vezes, melhorar a postura de segurança não significa apenas investir recursos em novas tecnologias, mas apenas solucionar os problemas com as capacidades existentes.

Para isso, é preciso trazer os engenheiros de rede para as discussões de segurança desde o início. Muitas vezes, tudo o que a rede precisa para ser mais segura é trocar alguns switches e roteadores, por exemplo.

Quanto mais cedo eles darem suas contribuições para a estratégia de segurança, mas bem-sucedida será a estratégia de segurança de redes.

A KSecurity oferece uma série de serviços que ajudam a garantir a segurança da rede, como WiFi Security, otimização de links SD-WAN, criptografia e a VPN Multi-link. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo a ter mais segurança.


0 views
  • Twitter Ksecurity
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon

© 2019 by KSecurity - Todos os Direitos Reservados

FALE COM A K