As principais previsões para a segurança digital



No ano de 2017, uma série de ameaças que preocuparam os profissionais de segurança digital em 2016 continuará com força total e permanecerão em evolução, tornando-se mais sofisticadas e destrutivas.

Um dos exemplos de ameaças que vão evoluir são os ransomwares e os métodos de espionagem cibernética, que deverão se tornar uma grande dor de cabeça para empresas e governos.

Continue acompanhando o post e descubra as principais previsões para a segurança digital em 2017:

Os ransomwares chegarão a níveis extremos

A epidemia de ransomwares, que teve início em 2015, ficou ainda mais forte em 2016. Apenas no primeiro trimestre do último ano, os cribercriminosos extorquiram US$ 209 milhões de suas vítimas por meio do sequestro de dados, segundo o FBI – o número não considera os gastos de quem optou por pagar o resgate sem notificar as autoridades.

Para o futuro, a tendência é que os cibercriminosos ameacem as vítimas não apenas com ransomwares, mas também com ataques DDoS. O ransomware também será usado para infectar dispositivos de Internet das Coisas, como smartTVs e aparelhos médicos. No último ano, uma série de especialistas observou um número crescente de ataques baseados em ransomware que tinham como alvo a infraestrutura crítica de empresas dos setores de saúde e serviços essenciais, como distribuição de energia, gás e água.

Outra tendência relacionada ao ransomware é a necessidade que os hackers terão de facilitar o pagamento para as vítimas. Como a conscientização em relação ao ransomware está aumentando e menos usuários estão clicando em links infectados, os cibercriminosos vão ter de melhorar o diálogo com suas vítimas e tornar mais fácil o pagamento do resgate.

É possível até que algumas variantes contem com uma espécie de serviço de “atendimento à vítima”, oferecendo seções de FAQ e fóruns de suporte para conduzir as vítimas no pagamento do resgate.

Ciber-espionagem será maior ameaça a governos e empresas

Em 2019, os ataques de ciber-espionagem aumentarão em frequência e se tornarão mais sofisticados. Hackers patrocinados por governos e em grupos muito bem estruturados vão conduzir campanhas de espionagem com um impacto significativo na economia de diversos países.

Esses ciber-espiões vão adotar técnicas de evasão cada vez mais sofisticadas e vão abusar de vulnerabilidades do tipo zero-day para violar os sistemas de seus alvos, que serão governos e empresas (de todos os tamanhos).

Nos últimos 12 meses, por exemplo, o número de ataques cibernéticos com o objetivo de roubar informações sensíveis e de propriedade intelectual continuou crescendo.

Internet das coisas sob ataque

Este ano observamos uma explosão de ataques voltados aos dispositivos de internet das coisas. O maior exemplo foi o Mirai botnet, a mais popular ameaça a dispositivos de internet das coisas, incluindo roteadores, câmeras inteligentes e outros dispositivos conectados à rede.

O Mirai monopolizou o cenário de ameaças, e foi responsável por um dos maiores ataques DDoS da história, em que uma série de empresas clientes da organização de serviços de DNS Dyn, como Twitter, Spotify, PayPal e Airbnb, tiveram seus serviços prejudicados.

A maioria dos dispositivos de internet das coisas não foi criada tendo a segurança em mente. Muitos, inclusive, não foram nem preparados para receber atualizações, por exemplo. Por isso, a tendência é que esse tipo de ataque se torne ainda mais frequente.

Dividido entre as etapas de Risk Assessment e Security Solutions, o serviço de consultoria em segurança digital da KSecurity faz um mapeamento com base no entendimento do negócio para determinar as principais ameaças à empresa e recomenda as melhores decisões em termos de implementações de serviços, práticas e políticas de segurança digital. Conheça o serviço de consultoria em segurança da KSecurity.

#segurança #hackersProteçãodedadoscorporativos #ngfw #logistica #casb #ataqueDDoSrespostadeincidentes #forcepoint #utm #fortinet #ksecurity #mssp

1 visualização
  • Twitter Ksecurity
  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon

© 2019 by KSecurity - Todos os Direitos Reservados

FALE COM A K