Gestão da TI: conheça tendências que vão impactar a segurança

Em 2017, a gestão da TI vai sofrer o impacto de uma série de tendências de segurança da informação, com ameaças que vieram ganhando força nos últimos dois anos, com pouco sucesso nas tentativas de pará-las.

Continue acompanhando o post e saiba mais sobre quais ameaças devem impactar a gestão da TI neste ano:

Malwares estão ficando cada vez mais fortes

Os ransomwares estão entre as maiores provas de que os malwares só tendem a evoluir. Atualmente, eles são uma das ferramentas mais efetivas usadas pelos hackers para atingir alvos em todo o mundo e os antivírus não têm sido bem-sucedidos em acompanhar sua evolução.

A tendência é que cada vez mais fabricantes ofereçam ferramentas antimalware, mas pode ser difícil acompanhar os avanços e a capacidade de transformação das ameaças. Quando as defesas antimalware são atualizadas nas empresas e nos computadores pessoais, os hackers logo passam a usar outra tática que os faz passar despercebidos pelos dispositivos de segurança.

Também não é difícil prever que logo os cibercriminosos vão focar no desenvolvimento de malwares para mobile, pois muitas empresas permitem que dispositivos móveis se conectem à rede WiFi.

Com isso, a gestão da TI terá de contar com controles de segurança mais modernos que ofereçam uma visão mais ampla da rede e dos riscos trazidos por um número cada vez maior de dispositivos conectados.

Internet das Coisas

No último ano, já tivemos várias amostras das ameaças trazidas pelos dispositivos de Internet das Coisas (IoT). A mais expressiva foi o ataque à empresa de serviços de DNS Dyn, que atende serviços como o Twitter, o PayPal, o Spotify e vários outros. No incidente, os hackers usaram o malware Mirai para infectar uma série de câmeras WiFi vulneráveis e controlá-las para atacar os servidores da Dyn, prejudicando o funcionamento de uma série de sites.

A Cisco prevê que, em 2020, haverá mais de 26 bilhões de dispositivos conectados à rede. Na América Latina, o IDC prevê que o mercado de internet das coisas valerá até US$ 14,6 bilhões em 2020, enquanto a quantidade de dispositivos conectados chegará a 827 milhões. Além disso, no último ano, 59% das empresas estavam avaliando iniciativas de Internet das Coisas, segundo o instituto.

Estudos mostram que grande parte das vulnerabilidades de dispositivos de Internet das Coisas está relacionada à sua utilização pelos usuários, que dificilmente alteram as configurações e as senhas de fábrica, e à natureza da fabricação dos aparelhos, que dificilmente são preparados para receber atualizações de segurança.

Em 2017, portanto, a gestão da TI terá de se adequar a essas necessidades para acompanhar as novas iniciativas envolvendo Internet das Coisas nas empresas, garantindo as boas práticas de segurança no ambiente corporativo.

Inteligência artificial e aprendizado de máquina

No cenário atual dos feeds de inteligência em segurança e ambientes de TI híbridos, a gestão da TI poderá ficar mais fácil com a aplicação de inteligência artificial e aprendizado de máquina a uma série de controles, incluindo soluções de segurança, que ganharão a capacidade de “aprender” sobre o ambiente e novas ameaças analisando grandes quantidades de dados.

No último ano, o Gartner classificou a inteligência artificial e o aprendizado de máquina como tecnologias estratégicas para 2017. Segundo o instituto, a tendência é que as empresas usem técnicas avançadas para criar soluções que não apenas entendam e aprendam, mas também prevejam, se adaptem e operem de maneira autônoma.

O ransomware deve continuar causando uma série de problemas e prejuízos às empresas em 2017. Faça download do e-book Ransomware: conheça a praga que sequestra seus dados e saiba como funciona o ataque e como agem as principais variantes de ransomware e descubra maneiras de proteger seus dados desse tipo de ameaça.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *