Melhore a capacidade da TI de pensar como hackers

Melhore a capacidade da TI de pensar como hackers

Um dos principais problemas dos times de TI é que eles estão sempre um passo atrás em relação às ameaças que rondam a empresa. Pois a formação de um time vermelho (red team) tem a função de mudar esse jogo. O objetivo é simples: fazer o time de TI pensar como o inimigo. A função de um red team inclui testes de penetração na rede e simulações visando  identificar as vulnerabilidades e fraquezas e antecipar potenciais ameaças de hackers antes que elas se tornem realidade.

Ganhando tempo

Quando a rede está sob o ataque de hackers, o bem mais valioso da empresa é o tempo. Quanto mais rápido a equipe entender o ataque, mais rápido o atacante será identificado e neutralizado. Contudo, responder aos ataques de hackers com rapidez e eficiência requer um nível avançado de preparação que muitas equipes de segurança ainda não alcançaram. Mas como transformar um time azul num time vermelho? Como ter certeza de que sua equipe sabe como os hackers vão operar?

O primeiro passo é investir em formação do time. Vale da participação em conferências sobre segurança de rede até a contratação de consultores externos. Isso ajuda a manter o time atualizado sobre as principais ameaças, melhora o nível da consciência de segurança cibernética interna e garante que a equipe de segurança tratará o problema do modo correto.

A última dica é praticar internamente tudo o que foi aprendido. Quem nunca experimentou um ataque cibernético costuma pensar que o primeiro ataque irá ocorrer exatamente da forma como se imaginava. Ledo engano. O resultado é que você será pego de surpresa quando um ataque ocorrer realmente, principalmente em relação às diversas variantes que devem ser analisadas. Quanto mais o time praticar internamente, melhor preparado ele estará quando chegar o momento de um ataque.

Quer saber mais sobre como melhorar sua estratégia de segurança? Baixe o e-book da KSecurity Como otimizar o tempo de resposta a incidentes e garanta mais agilidade na proteção de seus ativos contra os ataques.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *